quinta-feira, 29 de julho de 2010

História do futevolei


História
A História a Nível Mundial

Reza a história que o Futevólei nasceu nas praias do Brasil, no ano de 1965, quando um grupo de amigos, acostumados a dar toques à beira-mar (como é usual vermos nas praias), foram proibidos pela polícia por desrespeitarem uma lei da época. Este grupo de amigos decidiu então continuar o seu entretenimento favorito na zona de areia fina, perto do calçadão da famosa Praia de Copacabana no Rio de Janeiro, onde se encontravam os campos de Voleibol de Praia. Neste cenário, e com a inclusão de uma rede a separar os praticantes, decidiram formar duas equipas e jogar com a rede no meio, surgindo assim uma nova modalidade: o Futevólei. A partir deste momento a modalidade ganhou inúmeros praticantes na terra onde a viu nascer. A modalidade evoluiu, surgindo novas regras, sendo hoje mais usual a constituição de duplas, o que exige uma excelente condição física e um leque enorme de atributos técnicos.

O futevôlei foi idealizado por Nubar Salibian, na Escola Técnica do Paraná, em Curitiba, no ano de 1967. O introdutor do futevôlei nas praias do Rio de Janeiro foi o arquiteto Octavio Sergio de Moraes.[1]

Na década de 90, o Futevólei expandiu-se pelo mundo de uma forma notável. Esta expansão fez com que o Futevólei, nos nossos dias, seja já praticado em países como a Argentina, Uruguai, Tailândia, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Grécia, Holanda, Espanha, Áustria, etc., existindo já organizações (Federações) que tutelam a modalidade em cada um dos países. Recentemente verificou-se a união de diversas federações, constituindo a Federação Europeia e Mundial de Futevólei, projectando à modalidade para patamares elevadíssimos. As competições de Futevólei são cada vez mais espectaculares e atractivas, promovendo eventos de soberba qualidade e enorme impacto económico e turístico nas regiões que os fomentam.


A História a Nível Nacional (Portugal)

O Futevólei chegou ao nosso país no seguimento da expansão que se verificou a nível mundial, mais concretamente à Cidade da Póvoa de Varzim no final da década de 80, local onde se registaram os primeiros encontros regulares entre adeptos da modalidade. O pioneiro foi Julião Neto, emigrante no Brasil, que trouxe esta modalidade e que começou a jogar com os seus amigos.

Desde então a modalidade evoluiu a nível nacional, passando deste pequeno grupo de praticantes a um desporto praticado por inúmeros jovens e adultos durante a época de Verão. O Futevólei conquistou em cerca de uma década um enorme número de adeptos, sinal da força e do interesse que a modalidade proporciona a praticantes e espectadores. Hoje o Futevólei é já uma modalidade desportiva com tradições em diversas regiões costeiras nacionais.

Marcadores: , , ,

1 Comentários:

Às 30 de julho de 2010 00:41 , Blogger penelope disse...

O futevolei é um esporte nao televisionado, mas divulgado pela aqueles q jogam, pois quem tenta nao para mais. ë igual droga...rs

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Início